10 dicas de fotografia para iniciantes na arte

Ao adentrar no universo da fotografia é preciso abrir a mente porque o conhecimento vem aos montes. Mas estamos falando de um mundo muito amplo porque as possibilidades de trabalho e atuação artística com a fotografia são infinitas. Logo, para ajudar a nortear a carreira e a atuação trouxemos uma listinha de 10 dicas de fotografia. Elas representam o básico, uma dica de direção entrar no mundo da imagem com um clique.

Dicas de fotografia para os profissionais iniciantes

Curso finalizado(ou faculdade) com certificado, equipamento comprado e a vontade de fotografar a mil por hora. Agora é o momento de entrar em cena no mercado de trabalho. São 10 dicas essenciais:

dicas de fotografia para iniciantes

1 – Treine todas as técnicas

Da teoria para a prática muda bastante coisa, hein? A gente sabe que quem sabe de um curso de
fotografia está com o conhecimento fresquinho e consegue até responder dúvidas tecnicamente.
Mas no dia a dia, com a mão na massa, as coisas mudam.

Você pode dominar uma técnica e, por exemplo, precisar fazer um arranjo para conseguir o mesmo resultado. Talvez, por exemplo, compensar um ponto de luz. O treino te dará informações de como lidar com as adversidades quando elas surgirem no decorrer da labuta.

2 – Domine a luz e suas variações

Essa talvez seja uma das dicas de fotografia que você mais vai ler por ai. Mas é totalmente verdade.A luz é a essência da fotografia e sem ela não há foto. É preciso, entretanto, conhecê-la intimamente com todas as suas variações para garantir um bom resultado ao cliente.

Estude a luz lendo sobre o assunto, fotografando em diferentes horas do dia e ambientes diferentes de eventos noturnos, por exemplo. Só assim você terá segurança em aceitar contratos e desenvolverá um bom trabalho.

edição de fotografia para iniciantes

3 – Aprenda o básico de edição de foto

Infelizmente no mercado de hoje não é mais aceitável afirmar “eu não edito foto”. Muitos profissionais até meados dos anos 2000 tinham orgulho de afirmar não haver edição no trabalho.Isso, porém, é um dos maiores erros da atualidade.

Edição de imagem te permite ajustar um horizonte sem perder um belo momento, por exemplo.Pode-se ainda remover um lixo indesejado em uma rua ou ajustar as cores de um rosto com maquiagem errada. Esses pequenos detalhes como dicas de fotografia são o grande diferencial entre um cliente feliz e um não muito sorridente.

4 – Veja, leia e analise fotos

A melhor forma de entender a diferença entre uma foto boa e uma ruim é vendo fotos. A medida que sua biblioteca mental crescer a sua mente começa a analisar quais as suas preferências e o que não fazer, por exemplo. E assim vamos formando uma biblioteca de conhecimentos e imagens para nos ajudar a escolher nossas poses e fundos.

Faça uma análise criteriosa de imagens de colegas, sejam eles famosos ou não. Esta é uma forma da aprender e uma das melhores dicas de fotografia. E se possível, tente reproduzir as quais considera as mais difíceis.

dicas de fotografia para iniciantes

5 – Faça backup antes de qualquer coisa

Não seja um dos arrependidos a lamentar ter deixado as fotos apenas no cartão de memória e sem querer formatou ou deu defeito, por exemplo. O backup é crucial.

Ao finalizar uma sessão ou pauta já descarregue as imagens. Se possível faça melhor ainda e envie para uma nuvem ou um HD externo. Assim terá ao menos duas fontes seguras, diminuindo os riscos com falhas de tecnologia.

6 – Conheça seu equipamento

É crucial saber as possibilidades de suas lentes e corpo de máquina sem perder tempo. Agindo rápido o profissional não perde o momento e evita perda de fotos também.

Esta é uma das dicas de fotografia mais ensinadas por cursos de fotografia. O motivo é simples: você precisa ser rápido em diversos momentos. Nada pior que uma cena acontecendo e o fotógrafo não saber, por exemplo, como mudar o ISO rapidamente.

7 – Invista em acessórios para melhorar seu trabalho

A gente sabe que um fotógrafo bom consegue captar imagens incríveis sem o uso de muitos mimos.Mas esses acessórios são invetados para facilitar nossa vida, como negar? Aparadores, filtros e luzes, por exemplo, além de muitas lentes legais com efeitos incríveis para melhorar a qualidade de sua imagem.

8 – Domine a regra dos terços

Ela te serve para tudo! Sabendo como enquadrar melhor você pode trabalhar com paisagens, produtos, casamentos, retratos, festas, por exemplo, dentre outras possibilidades. E o mais importante: evitará erros bobos para o cliente.

Flash para iniciantes

9 – Seja amigo do seu flash

Nunca se sabe quando vai precisar dele, até mesmo de dia! Muitos negligenciam e se arrependem porque poderia ter deixado a imagem muito melhor mas bobearam.

10 – Divulgue seu trabalho

A única forma dos clientes chegarem é com uma boa divulgação. E o melhor método depende do tipo de fotografia escolhido. Se você prefere casamentos, por exemplo, entrar em grupos de noivas e panfletar em feiras do setor é interessante.

Concluindo, as 10 dicas de fotografia acima são uma base para a busca do conhecimento. Há muito mais coisas a saber para ser um bom fotógrafo. Em caso de dúvidas ou sugestões de como melhorar esta lista é só deixar nos comentários.